segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PIRATARIA À SOLTA

Foto 1. Casal Gonçalves, sem Gageiro, no enquadramento que utilizámos no texto «Em memória de Vasco Gonçalves».

Fot0 2. A mesma fotografia, aqui com Eduardo Gageiro.

Foto 3. Sesimbra, 1999. Uma tarde entre amigos.
Eduardo Gageiro fotografa o casal Gonçalves. Ao centro, a embaixadora de Cuba, Mercedes Aguiar. À esquerda, de perfil, Monteiro Baptista.
Para não correr o risco de ser eu o pirata, quando reproduzi neste blogue a foto 1, ilustrando o texto «Em memória de Vasco Gonçalves», agora reproduzida num blogue e num jornal sem referência à fonte*, faltando assim ao preceito elementar de boa educação, sem consciência do abuso de confiança, dando a impressão de estarmos vivendo em plena selva, onde só os instintos regulam os actos. Isto, pelo menos, em sede da imprensa hodierna. Nesta matéria os avanços são visíveis, os exemplos são aos magotes. Cópia de segunda geração é um facto no presente caso. De qualquer modo, em qualquer circunstância é um dever sempre obrigatório que, quando não ocorre, trata-se de ausência de civilidade e falta de brio. É um «todo o terreno».
As três fotos ilustram bem a autenticidade dos sentimentos, a que só os próprios dão afecto e saudade.
Fernando Vieira de Sá
Lisboa, 22 de Fevereiro de 2010


* Note-se que, como resposta ao nosso protesto, obtivemos do jornal em questão a indicação de que a foto teria sido retirada de um blogue, que identificou. Apenas! Apenas e após um insistente segundo protesto. Contactado o blogue, obtivemos, não só uma resposta imediata, como o correspondente pedido de desculpa e a promessa, cumprida de imediato, de inserir no blogue uma referência à fonte. Duas atitudes bem distintas que aqui deixamos registadas e que distinguimos, convidando-vos a visitar o blogue e saudando daqui, cordialmente, António Abreu.
[Fotos de F. Vieira de Sá]

Sem comentários: