terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

MONTEIRO BAPTISTA [Lisboa, 3-II-1926; Lisboa, 16-V-2007]

Faz hoje oito anos, um grupo de amigos e admiradores do Doutor Luís Manuel Monteiro Baptista festejava com alegria e fraternidade os seus 75 anos, reunindo num jantar a que não faltaram todos os ingredientes de uma festa de alto sentimento de admiração e gratidão que se transmudam em respeito e sincera expressão do muito que lhe ficaram devendo de dedicação pelos seus pacientes que logo se convertia em amizade respeitosa e sentimento de confiança quando o sentiam à cabeceira do leito, nem que fosse alta noite, deixando por vezes de sair de Lisboa no fim-de-semana quando o estado de algum doente o preocupava, podendo necessitar de alguma urgência.

Não é fácil esquecer ou minimizar este grande vulto da medicina de tão altos sentimentos humanos com que honrou uma profissão que tanto enobrece quem assim a pratica, o que me inspirou a escrever o depoimento que fez parte de um volume com depoimentos de outras presenças nesse jantar.

Este apontamento tem por fim reavivar em todos nós a sua memória para que se mantenha forte a chama do seu exemplo e para que os vindouros também se possam enriquecer com tão altos exemplos.

Estou seguro que aqueles amigos, muitos deles colegas de profissão, participaram no jantar e traduziram o seu sentimento na mensagem fixada no livro de homenagem publicado e que todos guardam, estão sentindo também tudo quanto aqui se escreveu, o que me conforta. «Amigos do meu amigo, meus amigos são», assim diz o ditado. E assim sinto neste momento de saudade. A todos abraço no mesmo crer com que sentimos a vida, a existência, a paz universal.

Fernando Vieira de Sá

Lisboa, 3 de Fevereiro de 2009

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito grata e quanto orgulho em ser sua sobrinha!