domingo, 6 de julho de 2008

JOSÉ MARIA ROSELL

«O autor deste pequeno livro de divulgação, Dr. Fernando Vieira de Sá, conseguiu realizar uma obra que constitui uma utilíssima contribuição para o reconhecimento público do valor da produção e consumo dos lacticínios, na saúde e economia dos povos.
Actuando pelos seus cargos oficiais na resolução dos problemas práticos e científicos que suscitam as indústrias do leite em Portugal, esta sua publicação, que tivemos o privilégio de ler antes de ser impresa, é, como outras do mesmo autor, a melhor demonstração da capacidade e autoridade já reveladas na sua actividade profissional.
A presente monografia pode bem considerar-se uma apologia equilibrada das variadíssimas utilizações do leite, como alimento ou matéria-prima aplicada em numerosas indústrias, e deveria ser lida por todos os portugueses, porque nela se descrevem por forma comprimida, mas completa, os aspectos mais modernos da lactologia actual, os lacticínios de maior interesse na alimentação, bem como alguns produtos industriais obtidos do leite. Estamos certos de que os leitores deste pequeno volume, que, se algum defeito tem, é o de não ter podido resultar mais extenso, não deixarão de o ler com o maior interesse, avaliando devidamente a razão por que todos os países progressivos dedicam os maiores esforços à propaganda e fomento das indústrias lácteas, com a finalidade de assegurarem aos seus habitantes o consumo de produtos do mais elevado rendimento biológico na nutrição.
Por termos dedicado uma parte, não pequena, da nossa vida à realização de tão fecundo objectivo nalguns países amigos, e por termos em grande apreço as faculdades de inteligência e trabalho do Dr. Fernando Vieira de Sá - nosso jovem discípulo - gostosamente acedemos a escrever algumas linhas sobre o valor nutritivo dos produtos lácteos, como introdução a este livro.
[..]»
José Maria Rosell, in «Introdução», Os Derivados do Leite na Alimentação e na Indústria, Lisboa, Edições Cosmos, Junho de 1945, pp. 5-6.
Ver referências de F. Vieira de Sá ao Prof. Rosell - lactologista catalão, médico de formação - nas pp. 124-125 de Cartas na Mesa...

Sem comentários: