domingo, 20 de julho de 2014

FERNANDO VIEIRA DE SÁ FAZ HOJE 100 ANOS.

Há 100 anos, no dia 20 de Julho de 1914 (segunda-feira), nascia em Alcântara, na cidade de Lisboa, onde reside, Fernando Peixoto Vieira de Sá, filho de Mário Pedro de Alcântara Vieira de Sá (1888-1979) e de Maria Luiza Bandeira Peixoto (1891-1982).

PARABÉNS, VIEIRA DE SÁ!

                                      Lisboa, 20 de Julho de 2014 (Foto de Luís Guerra)

Médico veterinário, licenciou-se na Escola Superior de Medicina Veterinária e tirou o curso de Medicina Sanitária do Instituto Superior de Higiene Dr. Ricardo Jorge. Foi bolseiro do Instituto para a Alta Cultura no National Institute for Research in Dairyng e na Universidade de Reading, em Inglaterra.

Fez parte dos quadros técnicos da Direcção-Geral dos Serviços Pecuários e da Junta Nacional de Produtos Pecuários. Exerceu funções de consultor técnico na FAO, Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Uinidas, tendo assessorado programas de desenvolvimento e produção em vários países. Dirigiu a secção de Indústrias Lácteas do Instituto Nacional de Investigação Industrial e, como investigador-coordenador, assumiu a direcção do Departamento de Tecnologia das Indústrias Alimentares do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial.

Foi secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias, director da Revista de Ciências Veterinárias e colaborador assíduo de revistas e jornais. Participou activamente em diversos simpósios e congressos, nacionais e internacionais, de Biotecnologia, Leitaria e Produção Animal.


Publicou, entre outras obras, O Leite na Alimentação Humana, Cosmos, 1945; Os Derivados do Leite na Alimentação e na Indústria, Cosmos, 1945; Lechería Tropical, Unión Tipográfica Editorial Hispano-Americana, México, 1965 / La Habana (edição revolucionária), 1967; As Cabras, Livraria Popular Francisco Franco, 1982; As Vacas Leiteiras, Clássica Editora, 7ª ed., 1988; O Leite e os Seus Derivados, Clássica Editora, 5ª ed., 1988; A Cabra, Clássica Editora, 2ª ed., 1990; O Leite em Lisboa - História do Seu Abastecimento, Clássica Editora, 1991; O Reino da Estupidez nos Caminhos da Fome. Memória de Tempos Difíceis, Cosmos, 1996; Cartas na Mesa - Recordando Bento de Jesus Caraça e a «Biblioteca Cosmos», Moinho de Papel, 2004; Viagem ao Correr da Pena, Moinho de Papel, 2004; Ecos do México - Da História e da Memória, Moinho de Papel, 2005; Autópsia a Um Departamento Científico do Estado - Livro Branco do Departamento de Tecnologia das Indústrias Alimentares, Moinho de Papel, 2008.

.../...

AOS AMIGOS DE F. VIEIRA DE SÁ

Se deseja mandar depoimento ou mensagem para assinalar o 100º Aniversário de F. Vieira de Sá pode fazê-lo através do endereço f.vieiradesa@gmail.com. Teremos todo o gosto em publicá-lo(s) aqui. Se preferir, pode também utilizar a caixa de comentários desta mensagem.

Obrigado!

Luís Guerra
Lisboa, 20 de Julho de 2014

1 comentário:

Manuel disse...

Hoje de manhã comuniquei com o Vieira de Sá para lhe dar um abraço muito apertado e de grande satisfação pelo seu aniversário. 100 anos! Como estamos gratos a este querido Amigo,exemplo de GRANDE CIDADÃO!Queremos continuar a usufruir do seu convívio e dos seus ensinamentos!