sexta-feira, 20 de julho de 2012

«DERROTA É TER MEDO DO FUTURO»

«Se a minha vida parece ter sido uma vida atribulada de mudanças, discussões, lutas e desilusões, devo confessar que adorei todos os momentos que vivi, inclusivamente os mais difíceis, mesmo quando a luta se perspectivava com a minha derrota. E foram precisamente estas passagens as que mais me ajudaram em todos os sentidos. Nunca senti ou experimentei a derrota, porque derrota não é deixar de ganhar um balúrdio de notas ou não usufruir de compadrios vantajosos. Derrota é ter medo do futuro. Mas, para isso é preciso acima de tudo confiança em si próprio. É gostar daquilo que se faz e por que se luta, tanto no trabalho como na vida em geral, mais igualitária e sem subserviências.»

Fernando Vieira de Sá, Cartas na Mesa - Recordando Bento de Jesus Caraça e a «Biblioteca Cosmos», Moinho de Papel, 2004.

Fernando Vieira de Sá nasceu em Lisboa no dia 20 de Julho de 1914 na freguesia de Alcântara, em Lisboa, cidade onde vive. 

Parabéns, Vieira de Sá, pelo seu 98º Aniversário, mas sobretudo pela Amizade e pelo exemplo de Vida!

Luís Guerra

3 comentários:

Manuel disse...

Um apertado e afectuoso abraço pelo dia de hoje, com muita gratidão pela amizade que nos tem dado.
Manuel Sá Marques

Júlia Coutinho disse...

Um grande beijinho de Parabéns com a maior gratidão pela Amizade e pela Obra que tanto nos encaraja a seguir em frente. Infelizmente, neste momento, sinto bastante «medo do futuro». Como podemos não ter com estes horrorosos governantes? não foi este o «futuro» por que tantos, como o meu amigo lutaram e outros tantos defraudaram! Salvé, querido Fernando Vieira de Sá!

Marília Teixeira de Sousa disse...

Caro Professor
Foi com agradável surpresa que o "encontrei" ao pesquisar sobre o prof. Martins Mendes. Esta pesquisa prende-se com a pretenção de escrever um livro sobre os Estudos Gerais Universitários de Angola.
No entanto a leitura dos seus artigos apraz-me e enriquece-me. Bem haja! Marília Teixeira de Sousa