sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MARIA ELVIRA [1917-1999]


No dia 5 de Fevereiro de 1917, faz hoje 93 anos, nasceu em Lisboa Maria Elvira Andrade Mendes de Magalhães. À semelhança do que fizemos no ano passado, deixamos aqui algumas palavras de Fernando Vieira de Sá sobre Maria Elvira, a companheira de tantos anos, colhidas no livro Viagem ao Correr da Pena:
«Já após a sua morte, em 1999, li pela primeira vez o seu diário sintético (5x8cm) de que desconhecia a existência, encontrando-o casualmente nos seus haveres. Era um diário escrito em curtas frases que exprimiam sentimentos do tamanho de poemas sem nunca se pressentir arrependimento ou contrariedade, mas onde se exprimiam relevantemente a saudade do filho, a saudade de todos, a dedicação ao trabalho de ambos e a coragem de enfrentar o perigo com serenidade.
[...]
Esta pequenina agenda nunca a tinha visto. Está escrita com uma letra minúscula que mal se lê sem lupa. Estas frases soltas quase reflectem toda a rotina da nossa vida entre o trabalho e a pressão da guerra [FVS e ME estavam em Londres, em plena Guerra], entre as saudades e a chegada de uma carta que tardava, entre um warning (sereias que anunciavam a aproximação de bombardeamentos inimigos) e um all clear (anunciando céu limpo).»

Sem comentários: