sábado, 13 de setembro de 2008

UMA VIDA EXEMPLARMENTE VIVIDA

Aqui se deixa, com a promessa de mais pormenores sobre a edição do livro Lechería Tropical, de Fernando Vieira de Sá, um recorte saído no Diário de Lisboa no dia 12 de Novembro de 1965:
«Do México, em edição da "Unión Tipográfica Editorial Hispano-Americana", chega-nos a versão em espanhol de um notável estudo do médico veterinário e distintíssimo técnico de lacticínios dr. Fernando Vieira de Sá, traduzido e prefaciado pelo professor da Universidade de Madrid dr. Carlos Luís de Cuenca. Reflectindo a projecção internacional dos trabalhos de um técnico português que conquistou por mérito próprio um prestígio invulgar no estrangeiro, "Lechería Tropical" constitui brilhante contribuição para o desenvolvimento da produção alimentar no sector a que se consagra. [...]

Esta obra, como escreve no prefácio o prof. Cuenca, é o fruto de uma dedicação total ao serviço de uma vocação plena, de uma experiência vivida e de uma documentação em primeira mão, postas à disposição de quem pode e deve aproveitá-las. Com a sua autoridade incontestável, o mestre espanhol salienta o valor humano de personalidades como a do dr. Vieira de Sá, que "prestam ignorada e anonimamente os maiores serviços à Humanidade". Depois de trabalhar longamente em Portugal, não só em serviços oficiais como na direcção técnica de empresas de lacticínios, o dr. Vieira de Sá percorreu grande parte da África em missões de assistência técnica, foi consultor técnico da F.A.O. para problemas da especialidade nos países tropicais e permaneceu no México durante cinco anos como orientador de importantes realizações pecuárias e industriais nesse país. No livro técnico que a editora mexicana publicou em língua espanhola reflecte-se uma vida exemplarmente vivida, além de uma cultura e de uma vocação técnica consagradas.

A edição é apresentada em excelente nível gráfico, com fotogravuras e um mapa em policromia, correspondendo ao nível internacional deste trabalho que honra os autênticos valores científicos e técnicos do nosso País».

Sem comentários: